domingo, 8 de abril de 2012

SÔNIA ABRÃO E A VOLTA ÀS ORIGENS

 Volta às origens certamente beneficiaria a apresentadora do "A Tarde é Sua"

"Nesta última terça-feira, 03, Sonia Abrão fez o quadro "Roda da Fofoca" dentro do seu programa, o "A Tarde é Sua", na RedeTV! Ficou claro que a Sonia faz muito melhor pautas sobre variedades e entretenimento do que sobre crimes e tragédias. O "A Tarde é Sua" é bem melhor que o "Muito Mais" quando fala dos famosos. É gostoso passar a tarde vendo Sonia Abrão e seus convidados falando da vida alheia de uma maneira bastante simples. O programa da Galisteu fala dos famosos com uma "malícia" e as entrevistas que a atração realiza não se mostram muito interessantes. A Sonia sabe e faz muito bem a cobertura do mundo artístico. Uma pena que o seu programa não se volte totalmente para esse lado."

A nota acima é de Evelino Inácio, e você confere o texto todo clicando aqui.
E o motivo de eu ter reproduzido o texto acima você fica conhecendo agora.

A jornalista Sônia Abrão, acusada (muitas vezes, com toda razão!) de fazer "sensacionalismo" ou promover verdadeiros "alardes" em cima de acontecimentos variados (sobretudo do obituário da semana, seu "prato preferido"), tem, na sua origem, uma imagem bem diferente dessa que hoje ostenta na Rede TV!, no comando do "A Tarde é Sua".
Sônia começou na televisão de forma muito distinta: comentava notas que saíam nas revistas, fazia entrevistas inteligentes (como ainda faz e ninguém pode negar seu talento como entrevistadora), exibia matérias sobre curiosidades dos bastidores da televisão (sobretudo na fase do SBT) e cativava o público por ser o que poderíamos chamar de "uma fofoqueira do bem", não uma paladina dos pobres e oprimidos, em busca da audiência perdida.
Pessoalmente, não assisti ao programa de Sônia no dia mencionado pelo colunista, mas fiquei com vontade de. Sim, porque aprecio a boa comunicação e Sônia é suficientemente hábil com as palavras para desempenhar o seu papel com louvor - diferente do que vemos acontecer com outros pseudoapresentadores, que nem falar direito sabem e estão em frente às câmeras nos enrolando com sua falta de talento e descompromisso total com aquilo que fazem.
Sem dúvida alguma que Sônia Abrão ultrapassa anos-luz a trupe ainda crua, afobada e despreparada do "Muito Mais", da BAND.
Ela tem uma vasta carreira na comunicação e é uma profissional fantástica - apenas equivocada com o rumo que deu à sua atuação diante das câmeras.
Quando disse que fiquei com vontade de ter visto o programa da Sônia foi simplesmente porque eu adoraria vê-la retomando sua faceta original, como comentarista de assuntos relacionados aos bastidores da televisão.
Sônia fez sua carreira exatamente assim: comentando o universo das celebridades no rádio, em jornal e revistas. E suas colunas eram agradabilíssimas! Bem escritas, leves, dinâmicas, sem a amargura de uma Fabíola Reipert (que de jornalista não tem NADA!) ou o jeito afetado de uma Patrícia Kogut.
Se for essa a intenção - a de resgatar essa "Sônia Original" - eu torço muito para que a apresentadora recupere o estilo que a consagrou e abandone de vez esse sensacionalismo tão lamentável que hoje impera na TV aberta.
Sônia é inteligente, é uma crítica com percepção (quando quer) e que com certeza tem "Muito Mais" (precisava fazer o trocadilho! Hehehehehe) a ensinar aos amadores que ainda engatinham no ramo e que, por enquanto, estão mais perdidos do que cego em tiroteio.
Que o bom senso retorne ao trabalho de Sônia e ela volte a nos agraciar com seu talento de jornalista DE VERDADE.
Em defesa da boa comunicação, assina:

O Ás Mascarado 


Nenhum comentário:

Postar um comentário